Por que você acha importante ter um Projeto Comunitário? Por que o seu Projeto é importante?
Porque expõe um ponto de vista sobre as melhorias que está necessitando na comunidade, é uma contribuição como morador, objetivando o bem- estar e as carências vigentes a todos. Sendo com um projeto, que as idéias são melhores organizadas, A grande importância do meu projeto, é que ele vai beneficiar a comunidade num geral,infraestrutura é algo que não deve ser falho, para ninguém, além de ser desagradável, traz prejuízos para transeuntes e os transportes.
Surgiu idéias novas após a atividade de ontem? Quais?
Está movimentando outros bairros para que seus problemas também sejam expostos,e solucionados em grupo.
Tem algum monitor e ou supervisor que pode participar na execução do seu Projeto? Quem?
Poderei está contando com a participação dos monitores dos telecentros do meu bairro e conseqüentemente está incluindo os de outras localidades.
Que mudanças seu Projeto visa trazer para a comunidade?
Mostrar a população que temos capacidade, que um simples gesto de incentivo, determinação e colaboração, poderá fazer a diferença nas necessidades do bairro. Não esperar apenas pelos administradores do município, nós também podemos ter uma parcela de contribuição e boa vontade, na cobrança, na insistência, do que trará e será melhorias para nós.
Faça uma pesquisa, na internet, sobre o que é um Conselho Gestor. Interpretando a sua pesquisa, descreva com suas palavras o que você acha o que é um Conselho Gestor.
Conselho Gestor é um grupo articulado entre sociedade civil e poder público que tem por objetivo apoiar e aconselhar as ações de elaboração de planos diretores e projetos, visando a comunidade. Agindo na formação de grupos, trabalhos temáticos, temas de interesses a todos, difusor de informação de eventos, acontecimentos e reuniões, Colaborar na condução de reuniões públicas, nas leituras comunitárias e na redação do projeto de lei ao plano diretor.
Qual a importância de se criar um Conselho Gestor para os Telecentros?
Será um fortalecedor do projeto, ajudará na expansão, no apoio das atividades e principalmente conhecedor das necessidades, podendo estar no repasse das carências e anseios enfrentados pela a comunidade, as autoridades administrativas responsáveis.
Um Conselho Gestor pode ajudar no seu Projeto? Como?
O Conselho Gestor será indispensável no meu projeto, porque ele será um dos responsáveis para estar ajudando nas despesas que irei enfrentar, no público que quero atingir, a divulgação deles terá maior abrangência, porque estão mais frequentes nos atos públicos, com elaboração de reuniões comunitárias e informações nos eventos do município.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Atividade de formação
1. O que você entende por Projeto Comunitário?
São ações que visam atender os interesse da comunidade, onde envolva todos os membros que dela fazem parte, e seja útil para o atendimento das suas necessidades.
2. Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.
Moro a 5 anos no bairro de Pajuçara, antes mora numa cidade do interior, situada na serra de Baturité. Atualmente trabalho no telecentro Luiz Gonzaga, que fica situado na mesma localidade. Desde que cheguei nessa comunidade, e que comecei a fazer parte dos telecentros comunitários minha vida esta cada dia melhorando, conheçi mais pessoas, fiz novas amizades, fiquei mais participativa, informatizada dos seus acontecimentos e grande influenciadora no aprendizado das pessoas do meu bairo, que me traz bastante orgulho.
3. O que mais gosta na sua comunidade? Por que?
Gosto das pessoas acolhedoras, humildes e determinadas que tem uma história de vida sofrida e ao mesmo tempo vitoriosa. E principalmente do telecentro que freqüento, que não sabia que existia, depois que comecei a fazer parte, percebi sua grande importância na comunidade.
4. Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.
No meu bairro, tenho vários amigos e conhecidos, alguns que encontrei depois que entrei no telecentro. Me considero uma pessoa ativa e participativa. No momento, como sou recém chegada no bairro, participo dos eventos religiosos, acompanho eventos culturais e do projeto de inclusão digital.
5. Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?
Construção de ambientes para atender os anseios e necessidades da comunidade, como os CRAS, que antes a população não tinha onde tirar suas dúvidas sobre os benefícios que lhe era proposto. E os telecentros comunitários, que veio beneficiar a população, tirar crianças, jovens e adultos do mundo da criminalidade e da mente vazia.
6. Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?
O que gostaria de mudar na minha comunidade era a infraestrutura de algumas ruas, porque hoje o acesso fica um meio dificultoso para os transportes e a população. Por ocasião dos buracos, que aumentam no período chuvoso.
7. Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?
No local que funciona o telecentro, era um dos locais de recreação dos alunos da escola, que hoje está em outro ambiente dentro da escola.
8. Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.
Não conheço história sobre o local, mas tive conhecidos que foram monitores da escola, relataram que a vivência no período que participaram foi muito proveitosa e gratificante, puderam contribuir para o conhecimento, interatividade e pensamento crítico da sua comunidade.
9. Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?
Provavelmente, Adauto Parente, presidente da ASAMBE ( associação dos moradores de Pajuçara) e a Vereadora Aline do Hospital.
10. Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).
Nome | Papel na comunidade | O que vai ajudar? |
Adauto Parente | Presidente da associação dos moradores | Divulgar o projeto e incentivar a população, a fazer parte desse movimento. |
Aline do Hospital | Vereadora | Lutar junto a Câmara e Administração pública, para que o projeto possa ser posto em prática e traga benefício para o bairro. |
11. Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior.
12. Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex.: Desde quando mora na comunidade? Em quais ações acha que pode participar? Como acha que pode ajudar a comunidade? O que você gostaria que tivesse na região? O que gostaria que tivesse no telecentro?
1. Nome, idade, sexo, renda.
2. Quanto tempo mora no bairro?
3. Participa de algum movimento na comunidade?
4. Como está o local onde você mora?
5. O que gostaria que tivesse na comunidade?
6. Quais ações irá participar?
7. Como fazer para ajudar?
8. Você freqüenta o telecentro?
9. Está gostando? Porque?
10. O que gostaria que tivesse no telecentro?
13. Liste as principais ações que irão nortear suas pesquisa para o seu Projeto, como vai ser feito o mapeamento. Ex.: Local, horário, reuniões, conversa individual, pesquisas e outros.
-O projeto será realizado nas ruas do bairro, mapeando os problemas freqüentes de cada uma.
-Utilizar o ambiente escolar para está divulgando o projeto, os horários das visitas e locais de reuniões.
- O telecentro será o ambiente de palestras, dúvidas, divulgação virtual e conscientização de sua importância.
14. Como pretende fazer o registro desses momentos? Ex.: Ata, vídeos etc.
Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.
O registro poderá ser feito através de vídeos, nos blogs ou redes sociais dos monitores, panfletos, fotos e depoimentos de cada participante.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Formação: fase 1
Quais são os temas que você mais gostou e por quê?
Inclusão digital, telecentro e comunicação comunitária, porque são bastante importantes para que todos tenham acessibilidade digital.É preciso que estas ferramentas estejam disponível na comunidade, para que todos possam interagir, divulgar informações, acontecimentos e compartilhamentos de fatos, numa maior abrangência.
Quais são as suas expectativas para dar continuidade à formação?
Espectativas são as melhores possíveis, que possam estar abordando temas novos e aprendendo mais, tirando dúvidas, podendo repassar conteúdos com interatividade para a comunidade.
Levando em conta que você organizará seus estudos, olhe para todos os temas da fase 1 e os coloque em ordem de importância, definindo por qual tema pretende iniciar e qual será o caminho a ser percorrido na fase dois.
Ordem para estudos: telecentros, inclusão digital, comunidade, comunicação comunitária, cultura digital, redes, história e compartilhamento. Para que haja a inclusão digital é preciso a existência de um telecentro, que será a base para a comunidade, o processo de interação e informatização com o mundo digital e tecnológico. O que pretendo para a nova fase do curso, é iniciar com o tema telecentro e inclusão, tirando bom proveito dessa formação e aprendizagem.
Inclusão digital, telecentro e comunicação comunitária, porque são bastante importantes para que todos tenham acessibilidade digital.É preciso que estas ferramentas estejam disponível na comunidade, para que todos possam interagir, divulgar informações, acontecimentos e compartilhamentos de fatos, numa maior abrangência.
Quais são as suas expectativas para dar continuidade à formação?
Espectativas são as melhores possíveis, que possam estar abordando temas novos e aprendendo mais, tirando dúvidas, podendo repassar conteúdos com interatividade para a comunidade.
Levando em conta que você organizará seus estudos, olhe para todos os temas da fase 1 e os coloque em ordem de importância, definindo por qual tema pretende iniciar e qual será o caminho a ser percorrido na fase dois.
Ordem para estudos: telecentros, inclusão digital, comunidade, comunicação comunitária, cultura digital, redes, história e compartilhamento. Para que haja a inclusão digital é preciso a existência de um telecentro, que será a base para a comunidade, o processo de interação e informatização com o mundo digital e tecnológico. O que pretendo para a nova fase do curso, é iniciar com o tema telecentro e inclusão, tirando bom proveito dessa formação e aprendizagem.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Reunião com monitores-seliga
Reunião com a equipe de monitores do seliga no telecentro Regional de Pajuçara, abordamos temas de interesses para todos,principalmente para as pessoas que utilizam esse programa(comunidade e alunos).Tendo ínicio as 9:00hs do dia 02/04.
Assinar:
Postagens (Atom)